segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O que é o Marketing Multinível?

Para começar o nosso conhecimento a cerca do Marketing Multinível (MMN) vamos aprender um pouco sobre o que estamos falando.

Acho que este será um dos artigos mais difíceis de ser escrito do blog, tendo em vista que este é um assunto muito abrangente. Mas para podermos nos situar direito, vamos pegar algumas fontes e analisar como tudo começou...


Não há uma data exata do nascimento do MMN. De acordo com o nosso Wikipédia, tudo começou aproximadamente em 1949, assim como também o famoso método PIRÂMIDE (que é ilegal). Mas também, como o próprio site diz e também o livro "O básico - Don Failla", o boom mesmo aconteceu em 1980, logo após as crises financeiras que ocorreram, tornarem ilegal a prática de Pirâmide (que somente enriquecia quem estava no topo) e tornar o MMN ou Marketing de Rede, legalmente permissível.

A partir de então, até os dias atuais, o MMN passou por várias "ondas" ou, o que eu chamo de EVOLUÇÕES. Assim como muito da economia e comércio que conhecemos hoje precisou passar por fases de maturação e erros, o MMN também precisou de muitos problemas até se amadurecer e atingir os patamares atuais.

Mas calma ai, esqueci de dizer que todas essas datas, tudo isso que acabei de mencionar ocorreu nos EUA, e aqui no Brasil, o que temos a dizer?

No Brasil, não encontrei nenhuma estatística. Mas por prática e conhecimento próprio, posso dizer que estamos atingindo o patamar que os EUA começaram em 2000 somente agora, por que?

Primeiro, muitas empresas se instalaram no Brasil alegando que trabalhavam com Marketing Multinível mas que na verdade possuíam o famoso método Pirâmide. Neste método, não havia um produto direto especificado, tudo o que você precisava era aplicar um dinheiro e esse dinheiro retornaria maior para você a medida que você chamasse mais pessoas. Mas a pergunta que fica é: "Como esse dinheiro crescia?" Pois é, ele não crescia...

Assim esse método foi sendo praticado no Brasil até pouco tempo (se ainda não é). E com isso, milhares de pessoas foram enganadas e iludidas com a proposta de ficarem ricas e acabaram perdendo todo investimento que estavam planejando usar em outra coisa em sua vida. Não fosse só isso, essas pessoas tomaram ódio do método e passaram a divulgar o método Pirâmide como se fosse  método de Marketing Multinível.

Segundo, o avanço tecnológico dos EUA é muito maior do que no Brasil. Lá eles puderam começar a trabalhar isso com a internet muito melhor do que estamos fazendo hoje aqui e há muito mais tempo.

Mas afinal, o que é o Marketing Multinível?

Uma explicação técnica mais simples diz:
"Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um sistema de marketing caracterizado pela formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados, por parte dos antigos." (Wikipédia)

Uma mais complexa:
"Marketing significa simplesmente fazer com que um produto ou serviço passe do fabricante ou fornecedor ao consumidor. Multinível refere-se ao sistema de remuneração paga às pessoas que estão fazendo com que o produto seja  vendido ou o serviço prestado. “Multi” significa “mais de um”. “Nível” refere-se ao que  poderia ser mais bem denominado de “geração”. Poderia ser chamado “Marketing  Multi-geração”. Mas ficaremos com Multinível porque  é o mais comum. E tão comum, de fato, que muitas pirâmides ilegais e esquemas de distribuição em cadeia ou correntes de cartas tentam se passar por programas Multinível. Isto cria tal estigma, embora injustificado, que muitas das novas empresas MMN estão usando outros nomes para seu tipo de marketing. Alguns desses nomes que você conhecerá são “Marketing Multinível”, “Network Marketing” e “Marketing Cooperativo em Massa”. (O Básico - Don Failla)

Agora que entendemos o que é um MMN de forma técnica, afinal do que se trata? Por que escolher o Marketing Multinível? Para isso, vamos ver a diferença das três formas de modelos de negócio:


  • Varejo: O produto é comercializado através de estabelecimentos como farmácias, mercearias, mercados, etc. Segundo Kotler,[5], “o varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens e serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal [...]”.
  • Vendas Diretas: A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. Este tipo de venda é muito comum quando se trata de cosméticos, perfumes, artigos para o lar e afins. Táticas como vendas de porta-em-porta e reuniões em casa são bastante difundidas pelas vendas diretas.
  • Marketing multinível: Este tipo de canal derivou das vendas diretas. Porém, em essência, possui algumas diferenças.



"Uma diferença muito importante é que no MMN você está trabalhando para você mesmo —MAS NÃO SOZINHO. Trabalhando como autônomo, você compra os produtos  no atacado da empresa que representa. Isso significa que você pode (e deve) usar esses produtos para consumo próprio. Muitas pessoas associam-se a uma empresa apenas por essa razão, com o objetivo de comprar no atacado. E muitas delas vão ficar “seriamente interessadas”. Ao comprar produtos NO ATACADO você poderá, se quiser, vendê-los A VAREJO e ter LUCRO. A maior confusão a respeito de MMN é a ideia de que você TEM de vender a varejo para ser bem-sucedido. Há muito a dizer em favor da venda no varejo e que não deve ser ignorado. Alguns programas até exigem que determinada quota de varejo seja alcançada para se conseguir uma gratificação. Você pode vender, se quiser, para atender aos requisitos de seu programa particular, mas, quanto  a ganhar muito dinheiro, o verdadeiro sucesso está em construir a organização." (O Básico - Don Failla)

Network Marketing - O negócio do Século XXI - Robert Kiyosaki


Então pessoal, esse é basicamente o Marketing Multinível, espero que tenham gostado.




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